Dezirée & Lucca Forever

sábado, maio 10

Violência não rima com infância


Diante de tantas notícias terríveis de violência contra o universo infantil, sinto-me muitas vezes angustiada ao entrar em sala de aula e discutir com meus alunos sobre a pressuposta "evolução do homem".
Eles ficam impressionados quando estudamos que há pouquíssimo tempo as crianças não tinha uma condição de existência social respeitada e que após muitos estudos passaram a integrar-se enquanto cidadãos, cujos direitos e deveres devem ser cumpridos e respeitados.
Para eles, esse pensamento é quase uma ficção, já que seu mundo atual é visivelmente estruturado.
Não existe a menor possibilidade de escondermos deles o cada vez mais crescente índice de crueldade e horror que percorre a nossa sociedade contemporanea.
Os casammentos se modificaram, as familias assumem estruturas diferentes, a tecnologia avança cada vez mais e onde ficam o respeito e a íntegridade da crianaça no Brasil?
O que falar a uma menina de 5 anos que chega na sala de aula extremamente triste por saber que uma outra foi jogada pelo pai da janela de um edifício?
Elas absorvem essas informações de maneira tal, que chegam a chorar como se a menina em questão fosse sua parenta próxima...
Cotidianamente percebo que o ensino na Educação Infantil está ficando cada vez mais essencial na construção educacional do nosso país. As crianças, curiosamente estão ficando cada vez mais maduras diante de tanta barbaridade.
Elas hoje tem o direito de serem crianças, assegurados constitucionalmente, mas entram cada vez mais cedo na vida adulta, quase que empurradas pela brutalidade de uma sociedade que caminha sem absolutamente nenhum tipo de cuidado, de compaixão, de justiça.
Aliás, o que se esperar de uma sociedade que põe em manchetes de jornais e revistas o ato de alguém quando devolve um dinheiro que não é seu ao VERDADEIRO dono!
Fico aqui torcendo para que meus alunos continuem acreditando ainda por um bom tempo em sua infância...

Nenhum comentário:

Postar um comentário