Dezirée & Lucca Forever

quarta-feira, abril 20

A simplicidade que encanta: Manuel Loreno, pedreiro e cineasta.

Assistindo hoje o Jô tive o enorme prazer de conhecer essa figura singular, morador de uma cidade chamada Mantenópolis, localizada a oeste do Espírito Santo. Manoel Loreno, conhecido como Manoelzinho, deu um show de originalidade, graça e determinação. Produziu 23 filmes, de forma artesanal, todos em VHS, ao custo de 500  reais cada. Escrevendo os roteiros na hora da filmagem, ele se utilizava de um rádio-gravador para o som dos tiros, hoje de forma mais moderna ele aderiu as bombinhas de festejos juninos. É também com a utilização do radio-gravador que ele produz a trilha sonora de seus filmes.


O assunto mais importante do mundo pode ser simplificado até ao ponto em que todos possam apreciá-lo e compreendê-lo. Isso é - ou deveria ser - a mais elevada forma de arte.
Charles Chaplin


4 comentários:

  1. Fikei de cara com o Manuel Loreno, artista nato.. grande cineasta.. para quem faz isso simplesmente com o poder de sua vocação, com o dom natural de expressar-se... fantastico.. eh isso q me faz apaionar-me pelo Brasil novamente num ciclo constante.. nosso povo.. é iluminado!!!
    Flavio Junger

    ResponderExcluir
  2. Oi Flávio, essas são as palavras de um brasileiro apaixonado... O Manoelzinho, acanhado, simples e autêntico, simboliza não só os brasileiros. Para mim ele exemplifica a figura do ser humano limpo, daquelas pessoas que são de verdade, que lutam pelos seus sonhos sem o menor constrangimento. Valeu pela visita !

    ResponderExcluir
  3. Eu posso dizer que é uma simplicidade de pessoa, eu sou d e mantenopolis e esse cara é um cara lutador, batalhador, simples cmo ninguem qe ama o que faz, espero que um dia ele tenha dinheiro para pelo menos ter uma boa casa..ele merece...

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir