Dezirée & Lucca Forever

sexta-feira, julho 24

UFPB resgata educadores do século XX

Notícias2009-07-22 - 12:49:21

Fonte: Agência de Notícias - Wellington Farias

Professores do Departamento de Metodologia da Educação preparam série de obras sobre educação e educadores do século XX


Analice Caldas, educadora


O resgate histórico de grandes educadores paraibanos está sendo feito pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). O resultado será uma série de livros-perfis cujo primeiro volume tem previsão para ser lançado no próximo mês, em João Pessoa.
O trabalho, cujo título é “Educação e Educadores da Paraíba no Século XX”, é organizado pelos professores Charlinton Machado, vice-coordenador do PPGE, e Maria Lúcia da Silva Nunes, ambos do Departamento de Metodologia da Educação. As alunas bolsistas Márcia Cristiane Ferreira Mendes e Viviane Freitas da Silva também estão trabalhando em pesquisas.
No primeiro volume serão inseridas as biografias de Olivina Olívia, Argentina Pereira Gomes, Zila da Costa Mamede, Analice Caldas (foto), Julita Ribeiro, Irmâ Margarida Marcelo Costa (que foi aluna, professora e diretora do Colégio das Neves, em João Pessoa), Madre Odila Araújo Pereira e Tereza Aquino.
Segundo o professor Charlinton, o objetivo do trabalho é trazer ao conhecimento público e aos arquivos da história as biografias e o trabalho importante de grandes educadores da Paraíba cujo legado caiu no esquecimento do relato oficial dos fatos.
Segundo os autores, a série de livros é resultado de pesquisas feitas por professores e alunos da Graduação, do Mestrado e do Doutorado.

Universidade Federal da Paraíba

Nenhum comentário:

Postar um comentário