Dezirée & Lucca Forever

quinta-feira, maio 29

A Paraíba



A Paraíba é uma das 27 unidades federativas do Brasil. Está situada a leste da região Nordeste e tem como limites o estado de Rio Grande do Norte ao norte, o Oceano Atlântico a leste, Pernambuco ao sul e o Ceará a oeste. Ocupa uma área de 56.439 km² (pouco menor que a Croácia).
A capital é
João Pessoa e outras cidades importantes são Campina Grande, Santa Rita, Guarabira, Patos, Sousa, Cajazeiras e Cabedelo. O relevo é modesto, mas não muito baixo; 66% do território estão acima de 200 metros de altitude[carece de fontes?].
Seus principais rios são o
Paraíba, Piranhas, Taperoá, Mamanguape, Curimataú, Peixes e Sanhauá.
Da Paraíba surgiram alguns dos mais notáveis poetas e escritores brasileiros como
Augusto dos Anjos (1884-1908), José Américo de Almeida (1887-1980), José Lins do Rego (1901-1957) e Pedro Américo (1843-1905) (mais conhecidos por suas pinturas históricas). Na Paraíba se encontra o ponto mais oriental das Américas, conhecido como a Ponta do Seixas, em João Pessoa. Devido sua localização geográfica, João Pessoa é conhecida turisticamente como "a cidade onde o sol nasce primeiro".




A História da Paraíba começa antes do descobrimento do Brasil, quando o litoral do atual território do estado era povoado pelos índios tabajaras e potiguaras. A província tornou-se estado com a proclamação da República, em 15 de novembro de 1889.



Nenhum comentário:

Postar um comentário